O Hordas traz filmes de mulheres inspiradoras que mostram toda a sua força em momentos históricos diferentes, seja no Brasil ou em outro qualquer lugar do mundo. Por isso, os documentários ou ficção aqui selecionados, trazem a reflexão da pressão do que é ser mulher, pois a sociedade ainda é cercada, muitas vezes, pelo machismo e pela cobrança de ser perfeita.
Minha história
O filme retrata a trajetória de Michelle Obama em turnê por 34 cidades dos Estados Unidos. O documentário mostra a história da advogada que se tornou referência política no país. A ex-primeira dama fala de temas como racismo, a importância do papel da mulher na vida pública. Além disso, bate-papo com jovens de comunidades locais por onde passou.
Enola Holmes
O filme captura a relação de Enola com a mãe, feminista engajada na era da Inglaterra vitoriana. De forma leve e divertida, o longa revela a personalidade da jovem que não se encaixa nos padrões da sociedade e resolve contestar as decisões dos seus famosos irmãos: Sherlock Holmes e Microft Holmes.
As sufragistas
Mesmo após décadas de manifestações pacíficas, no início do século XX, as mulheres ainda não possuíam o direito de voto no Reino Unido. Assim, um grupo militante resolve fazer ataques mais revoltosos para chamar a atenção dos políticos. Ao conhecer o grupo, uma jovem sem formação política passa a cooperar com o movimento.
Que horas ela volta?
Protagonizado por Regina Casé, o longa escancara os conflitos entre a personagem Val e os patrões para quem trabalha. A atriz interpreta uma empregada doméstica de família de classe média alta na história e, ao longo do filme é possível ver a relações familiares e desigualdades sociais.
Dumplin
Com uma mãe miss, Dumplin é uma menina fora dos padrões. Por isso, encara a cobrança de uma figura “agradável”. No entanto, a jovem resolve se inscrever no concurso de beleza da cidade, o mesmo que a mãe ganhou anos antes.