Saiba como fugir de boatos e onde encontrar informação segura e verdadeira.
Durante a pandemia do Coronavírus em todo o mundo, as notícias falsas e boatos têm circulado com força nas redes sociais, principalmente no Whatsapp. Para combater o problema, o Ministério da Saúde disponibilizou um número no aplicativo de mensagens para tirar dúvidas da população. De acordo com o Ministério, qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640. Lembre-se de que é preciso desconfiar de mensagens sensacionalistas ou que oferecem brindes ou algum auxílio em dinheiro.
É dever de todos nós ficarmos ligados nas informações oficiais: nos sites do Governo do Estado do Rio, da Prefeitura do Rio de Janeiro e dos demais municípios. Além disso, os grandes veículos de comunicação estão fazendo um trabalho incrível durante a pandemia, por isso sempre prefira consultar os sites mais respeitados e confiáveis, a grande imprensa (O Globo, UOL, Folha de São Paulo, Extra, G1, Globo.com, entre outros). E sempre desconfie de mensagens sem links ou sem fontes no Whatsapp. Áudios e vídeos também não são garantias de informação verdadeira, já que hoje em dia já existe tecnologia para falsificá-los de uma forma que pareçam realistas.
É boato! Veja as últimas mentiras que circularam no Whatsapp:
O suposto programa de “Auxílio Cidadão 2020”, que alega que trabalhadores autônomos e pessoas de baixa renda têm direito a uma espécie de “auxílio coronavírus” de R$ 200 mensais. Para isso, a vítima teria que fazer cadastro em um site que é, na verdade, um link malicioso.
Além disso, foram identificadas mensagens falsas prometendo a realização do teste de coronavírus e oferecendo álcool gel.
Diante desses exemplos, fica clara a importância de ficarmos ligados nas informações oficiais. Portanto ao se deparar com uma mensagem duvidosa no Whatsapp ou em alguma rede social, já sabe: desconfie!