O subúrbio carioca é retratado no “Figuras do Rio”

 

O ilustrador William Rabello, de 24 anos, tem um olhar apurado para o cotidiano do subúrbio carioca. O jovem morador de Irajá, bairro localizado na Zona Norte, atualmente é o responsável por um divertido e criativo trabalho chamado “Figuras do Rio”. Seus traços revelam a resiliência e a resistência de um povo que precisa ser retratado de forma inspiradora. Logo, através das ilustrações, não é muito difícil abrir um sorriso e se identificar com figuras que passeiam pela vivência do morador do subúrbio.

De onde surgiu a ideia de fazer as figuras do Rio? Quais as suas principais inspirações?

O Figuras do Rio nasceu da vontade de ver artes que representassem melhor o carioca do que apenas praia e Cristo Redentor. O Rio de Janeiro acontece pelas pessoas que nele vive e essas pessoas são as preteridas pelo próprio governo. Mas o que eles não sabem é que quanto mais a cidade é sucateada, mais insistente vai ser a festa do povo, porque o carioca responde assim, como já dizia o mestre Luiz Antônio Simas. Aliás, grande inspiração minha, seus textos sobre as “miudezas”, a cultura de rua no Rio me encantam. Anderson França também escreve sobre o Rio de uma forma bastante combativa, eu gosto disso e levo em consideração no meu processo criativo.

 

 

 

Quando você descobriu o talento paras ilustrações?  Quais as suas referências na carreira?

Eu acho que uma palavra que mais se encaixa na minha carreira é o “interesse”. Porque eu passei uma boa parte da minha desenhando muito mal (risos). Eu me dediquei em tempos que não achava possível para desenhar, procurei referências para meu traço e acabei chegando no estado de agora. Minhas principais inspirações no meu traço atual são o Thiago Lehmann, Chris Bourassa e a lenda Mike Mignola. O trabalho com sombras blocadas deles é excelente.

Qual a sua figura do Rio preferida e por quê?

Minha figura preferida… difícil escolher, mas vou escolher uma pela surpresa que me causou. Acho que a namoradeira é a que mais sintetiza essa “cultura de subúrbio”, quando postei ela foi a mais comentada, curtida e compartilhada. Porque, de fato, todo mundo toma susto com ela e não há mal em assumir isso. Ela é a mais divertida e também muito representativa. Ela é minha favorita.

Esse é o primeiro trabalho sobre figuras do subúrbio? Quais seus próximos projetos?

O Figuras do Rio vai continuar, eu pretendo desenhar todas as figuras que eu puder até esgotarem as ideias ou não ser mais divertido para mim. Meu próximo projeto ainda não decidi, mas minha linha de ilustrações sobre cultura de rua vai permanecer. Pretendo fazer um mestrado e, mais para frente, desenhar muito sobre futebol também. Sinto uma carência da comunidade brasileira de ilustradores de desenhar futebol com mais frequência.