De praça em praça, de periferia em periferia, seguimos pelos espaços públicos
valorizando e repercutindo as vozes do nosso território, contando nossas histórias, botando na rua nossa arte. A CIDADE É MAIOR!
“SE ESSA PRAÇA FOSSE MINHA” é um festival cultural criado pela Trupe de Lá TAG, realizado em espaços públicos, como praças, ruas e parques, em parceria com artistas de múltiplas linguagens (teatro, dança, música, circo, poesia, fotografia etc). A proposta do festival é ocupar regiões periféricas com manifestações culturais vindas desses territórios, democratizando o acesso à arte e expandindo a pluralidade de vozes artísticas. Os grupos, durante um dia, realizam uma sequência de ações na praça, voltadas para diversos públicos, de crianças a 3ª idade, com atividades que vão de oficinas a apresentações.
O projeto teve início em 2016 com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, contemplado pelo Edital de Fomento à cultura carioca e pelo Edital de Fomento Olímpico, quando circulou por 18 praças de diferentes bairros do subúrbio da cidade.
No primeiro semestre de 2019, “Se essa praça fosse minha” foi contemplado pelo 3° Edital Instituto CCR de Projetos Culturais e realizou circulação, nos meses de abril, maio e junho, em 5 cidades da Baixada Fluminense: Nova Iguaçu, Mesquita, São João de Meriti, Belford Roxo e Seropédica, sempre em parceria com artistas locais.
Em dezembro de 2019, a Trupe de Lá TAG realizará uma edição do Festival em Marechal Hermes, na Praça XV de Novembro (Praça do Coreto), local de origem do grupo. Haverá apresentação de diversos grupos artísticos, além de oficinas. Como todas as edições anteriores, o evento é Totalmente gratuito e tem como foco o envolvimento da comunidade local.
Serviço
Evento: Se essa praça fosse minha
Resumo: evento cultural com várias atrações artísticas, envolvendo teatro, dança, música, poesia, circo. Um dia de ocupação da Praça do Coreto com muita arte e cultura.
Data: 14 de dezembro
Horário: a partir de 11h
Local: Praça Montese (Praça da Estação), em Marechal Hermes
Classificação etária: Livre
EVENTO GRATUITO
Realização: Trupe de Lá TAG
Sobre a Trupe
A Trupe de Lá TAG é uma companhia de teatro formada em 2014 por moradores do subúrbio da cidade do Rio de Janeiro. Seus integrantes se uniram a partir do projeto de ocupação artística no Teatro Armando Gonzaga, em Marechal Hermes, contemplado por Edital de Ocupação Artística da Secretaria do Estado de Cultura/RJ. Durante o período de duração do edital, os integrantes da Trupe movimentaram artisticamente o teatro, em parceria com outros artistas da região e adjacências, e criaram dois espetáculos: “Ainda que pareça estranho” e “Plataforma 2 – uma homenagem aos artistas do cotidiano”.
Em 2016, a Trupe realizou a circulação do projeto “Se essa praça fosse minha” com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, contemplado pelo Edital de Fomento à cultura carioca e pelo Edital de Fomento Olímpico. Esse projeto incluía, além do espetáculo de rua “Se essa praça fosse minha”, encenado pela Trupe, a realização de um grande evento nas praças com artistas locais dos bairros e adjacências. A Trupe produzia o evento, que contava com dança, música, exposição de fotografias e artesanatos, aulas de Grafite e origami, recital de poesias, performances, entre outras artes, que ocorria durante um dia inteiro de ocupação nas praças.
Em abril de 2018, a Trupe produziu, em Marechal Hermes, o sarau “Na boca de Matilde”, contando com a apresentação de cenas de teatro, música, dança e poesia, dos integrantes da Trupe e de outros artistas parceiros.
Em setembro de 2018, a Trupe participou do FETEG 3° ATO (Guaranésia, Minas Gerais), com o espetáculo “Se essa praça fosse minha”. No festival, foi contemplada com os prêmios: melhor espetáculo de rua, melhor direção, melhor trilha sonora e prêmio urgência discursiva. Além disso, foi indicada nas seguintes categorias: melhor dramaturgia, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor atriz principal e melhor espetáculo geral do festival.
Desde 2017 até o momento atual, a Trupe de Lá TAG dá aulas de teatro gratuitas na Praça XV de Novembro, em Marechal Hermes, mantendo sua proposta de promover ocupação artística de espaços públicos, integrando teatro e comunidade.
Em 2019, contemplada pelo 3° Edital Instituto CCR de Projetos Culturais, a Trupe de Lá TAG realizou a circulação do espetáculo e do festival “Se essa praça fosse minha” nas cidades Nova Iguaçu, Mesquita, Belford Roxo, São João de Meriti e Seropédica. O evento durava um dia inteiro de ocupação da praça e, além do espetáculo da Trupe, contava com apresentações de artistas locais. “Se essa praça fosse minha” é, então, não apenas o nome do espetáculo, mas do evento artístico multilinguagem realizado em diversas praças do Estado do Rio de Janeiro.